Caros,

Depois de configurar “Pagamento Antecipado”, utilize o processo abaixo para criar pagamentos antecipados para clientes e fornecedores. É o mesmo processo para compras e vendas.

Passo 1. Clique no menu diário de pagamento.

Passo 2. Adicione novo diário. Na guia Configuração do diário, marque a caixa de seleção Valor incluindo o imposto sobre vendas para lançar o pagamento antecipado incluindo o imposto sobre vendas. Esse último procedimento é feito quando o diário não está configurado para pagamento antecipado.

Caminho: Contas a Pagar/receber –> Diários –> Pagamentos –> Diário de pagamentos.

Passo 3. Clique em Linhas.

Passo 4. Na guia Pagamento, selecione o campo Pagamento antecipado.

O perfil de lançamentos é automaticamente alterado para o perfil de lançamentos de pagamento antecipado.

Passo 5. Insira as linhas, salve, clique em Validar e Lançar.

Passo 6. Depois que o pagamento antecipado é lançado, fica disponível para ser associado a uma nota fiscal em aberto por meio da funcionalidade “Edição de transação aberta” do formulário Fornecedores ou diretamente na ordem de compra a que pertence.

Se o pagamento for concluído na ordem de compra em aberto, quando essa ordem for faturada, será automaticamente fechada devido ao pagamento antecipado.

Para relacionar o pagamento antecipado com a ordem de compra, na própria Ordem de compra, clique em Funções –> Edição de transação aberta. Marque o lançamento de pagamento antecipado feito no diário de pagamento e saia do formulário. Pronto, a ordem de compra está relacionado ao adiantamento.